Digite o nome da matéria que vc quer pesquisar dentro do Blog. Ex:- esmaltes...

Arquivo do SITE.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

MONTE NA SUA CASA UMA ACADEMIA MOTIVADORA.


Academia em casa: veja ideias para montar ambientes para malhar logo ali, "no quintal." - 23 fotos.

Monte em casa uma sala de ginástica confortável e motivadora.

Está mais do que provado que atividades físicas são essenciais para o bem-estar e a saúde. Assim, por que não investir em uma academia em casa e garantir uma vida mais saudável?
Porém, uma excelente "home-gym" é mais do que equipamentos reunidos, afirma Giuliana Cogo, responsável pelo marketing da Life Fitness, empresa especializada na fabricação de equipamentos de ginástica e em consultoria. "Deve ser uma sala bem projetada, que seja tanto funcional, quanto motivadora", ensina.


Em espaços exíguos entre 2,8 m² a 4,7 m², é possível acomodar uma estação para a prática de musculação e uma esteira como neste ambiente criado pela arquiteta Patricia Toraro e decorado com elementos em tons refrescantes Divulgação.


Com dois equipamentos, um piso resistente a impactos, iluminação e ventilação naturais a academia está pronta, basta um canto que preserve a circulação, como este espaço criado por Patricia Toraro. Divulgação.


Em espaços entre 2,8 m² a 4,7 m², uma estação de exercícios combinada a um ambiente de descanso, como nesta área criada pela arquiteta Patricia Toraro, pode ser montada. Aqui as cores quentes foram usadas para estimular os atletas na hora da ginástica. Divulgação.


Delimitada pelo piso em manta Paviflex, a área de exercícios do spa-fitness (30 m²) - desenvolvido para o Polo Design Show 2012 pela arquiteta Silvia Dias - tem cores vibrantes a fim de estimular a prática de exercícios. No setor de relaxamento, mobiliado com espreguiçadeira em fibra de banana da Espaço & Forma, reinam tons leves. A prateleira e o módulo em MDF com forma de colmeia organizam o espaço J. Vilhora/ Divulgação.


A academia (90 m²) planejada pela arquiteta Sueli Adorni tem piso Marmoleum, da Forbo, e paredes espelhadas, intercaladas com painéis impressos pela Tergo Print. Para maior conforto dos usuário, a área possui iluminação dimerizada, som ambiente, TV e ventiladores. O descritivo dos aparelhos atendeu a solicitação da família e a distribuição foi projetada de acordo com a especificação realizada pelo personal trainer. Divulgação.


A academia idealizada pela arquiteta Sueli Adorni fica em um espaço independente do corpo da casa. Esta segunda edificação agrupa ainda a sala de jogos e a piscina coberta. Divulgação.


A piscina adentra a academia pensada por Rogério Perez. A sala de ginástica se integra, também, com o jardim e a área de lazer através de uma porta de vidro automatizada. Fran Parente/ Divulgação.


Anexo à uma casa de praia, esta academia (127 m²) criada pelo arquiteto Rogério Perez é um verdadeiro templo da saúde. O espaço tem paredes espelhadas e grandes portas de correr envidraçadas para propiciar uma boa ventilação e ampla penetração de luz natural. As aberturas também conectam a sala de ginástica à área externa e ao SPA. No piso, um grande tapete emborrachado sobre a pedra mineira suaviza os impactos. Fran Parente/ Divulgação.


Esta academia (20 m²) foi projetada pelo designer Fábio Galeazzo no espaço livre, ao lado da piscina coberta. Idealizada para uma família de atletas em uma fazenda, o ambiente tem piso de madeira e forro de gesso, que embute som, iluminação e ar-condicionado. Repare nas grandes janelas que deixam a luz natural entrar. Mayra Acayaba/ Divulgação.


A janela com 2 m² de abertura garante ventilação à sala de ginástica idealizada por Rodrigo Casabona Ruiz. Aproveitando a luz natural, ali foi posicionada a barra para alongamento e um um armário estilo farmácia, onde são armazenados cronômetro, cordas, materiais para "step", luvas, aparelhos reguladores, livros, toalhas e outros apetrechos para o condicionamento físico Paula Saad/ Divulgação


A sala de ginástica (12 m²), proposta por Rodrigo Casabona Ruiz, preserva a circulação entre os equipamentos, mesmo quando estes possuem grandes dimensões. No ambiente, a estação de musculação foi posicionada junto a parede e ao espelho. No piso, madeira cumaru, nas paredes, tinta acrílica acetinada lavável e, no forro, gesso com iluminação por LEDs. Paula Saad/ Divulgação.


Para a Casa Cor 2012, Cristiane Schiavoni criou uma sala de bem estar (70 m²), ou seja, um ambiente multifuncional que abrigava entre os vários espaços um área para exercícios, composta por estação para musculação e esteira. O destaque do projeto fica por conta do aquário no lugar da TV, que ajuda no relaxamento e na recomposição das energias. A iluminação é feita com lâmpadas LED. João Ribeiro/ Divulgação.


A parede recebeu o mesmo revestimento vinílico amadeirado escolhido para compor as réguas do piso, escondendo uma das portas e dando maior unidade ao espaço projetado pela arquiteta Monica Ungaretti. Sob a TV, o móvel em madeira ripada abriga o frigobar e serve de apoio aos controles remotos e telefone. No piso, foram colocadas tomadas para a esteira e outros aparelhos e há um espaço para os colchonetes. Pedro Ungaretti/ Divulgação.


Instalados em uma das paredes da academia idealizada por Monica Ungaretti, os espelhos auxiliam na avaliação da postura, além de ampliar o espaço e refletir o jardim. Pedro Ungaretti/ Divulgação.


Com ótimo pé direito, 4,10 m até a laje, o espaço que ficava no fundo da garagem prestou-se para abrigar uma academia. Com o rebaixamento do forro em 25 cm, no projeto de Monica Ungaretti, o ambiente ganhou ar-condicionado e luminárias embutidas. Pedro Ungaretti/ Divulgação.


O projeto da arquiteta Monica Ungaretti transformou o fundo da garagem em uma academia de 18 m². No lugar das antigas divisórias, paredes de alvenaria e caixilhos de alumínio branco e portas de correr delimitam o espaço e integram os ambientes com menor interferência no layout dos equipamentos. Persianas preservam a intimidade no interior do recinto quando desejado Pedro Ungaretti/ Divulgação.


Esteira, duas estações para exercícios localizados, suporte suspenso e barra para alongamento equipam a sala de ginástica, idealizada pela arquiteta Fernanda Marques. A ventilação se dá por dutos de ar-condicionado, com saída por difusores lineares. Divulgação.


Na proposta do escritório Rocco Vidal + PW, uma caixa de madeira cimentada abriga o spa/academia. Em 12 m² foram dispostas duas bicicletas, uma estação e a hidromassagem para o relax final. A área beneficia-se de ventilação natural e ar-condicionado. Figurando várias locações da cidade de São Paulo, o painel do artista Paulo Von Poser permeia o ambiente Daniel Ducci/ Divulgação


Na proposta do escritório Rocco Vidal + PW, uma caixa de madeira cimentada abriga o spa/academia. Em 12 m² foram dispostas duas bicicletas, uma estação de ginástica e a hidromassagem para o relax final. A área beneficia-se de ventilação natural e ar-condicionado. A iluminação é artificial e difusa com alternativa de mudanças de cor e ambiência Daniel Ducci/ Divulgação


Complementando a quadra de squash, a área (10,88 m²) para fitness criada pela arquiteta Sandra Montero é revestida por uma superfície vinílica e tem parede adesivada. Na outra parede está instalado o conjunto de barras para alongamento J. Vilhora/ Divulgação


O projeto de Mayra Lopes aproveitou uma das paredes para instalar o espelho e um balcão que apoia os pesos, acopla o frigobar, a TV e o som. A temperatura ambiente é amena graças ao ar-condicionado, por sua vez a luminotécnica foi pensada para propiciar melhor iluminação, aliando eficiência e menor aquecimento do espaço Marcelo Scandaroli/ Divulgação


Na proposta da arquiteta Mayra Lopes, o escritório foi convertido em academia, atendendo a necessidade do morador que precisava praticar exercícios diariamente. Com 8,5 m², o espaço com piso de madeira e cortina Uniflex, com visibilidade controlada, abriga estação que possibilita exercícios diversos e um esteira. Marcelo Scandaroli/ Divulgação.

COMO MONTAR UMA ACADEMIA EM CASA.

Em espaços exíguos entre 2,8 m² a 4,7 m², é possível acomodar uma estação para a prática de musculação e uma esteira como neste ambiente criado pela arquiteta Patricia Toraro e decorado com elementos em tons refrescantes. Divulgação.

A sala de ginástica não precisa ser grande, na verdade, qualquer espaço pode ser repensado para funcionar como uma miniacademia, valendo até aquele terceiro quarto reversível ou a dependência de empregada, "que podem acomodar uma estação de musculação ou ainda uma bicicleta ergométrica e uma esteira", argumenta o arquiteto Luís Renato Machado. Compactas, tanto a bicicleta quanto a esteira, oferecem a possibilidade de instalação até nos espaços de circulação como corredores ou um hall um pouco mais largo.

O espaço do exercício.

A arquiteta Debora Aguiar lembra que, para estabelecer qual o tamanho ideal, as atividades que serão desenvolvidas no espaço assim como a quantidade de usuários são fatores a serem levados em conta.
Se o objetivo for apenas aeróbico, diz ela, um espaço reduzido, bem dividido em uma área para os equipamentos aeróbicos (bicicletas, esteiras, entre outros) e outra para práticas de solo e alongamento é mais que suficiente. "Se o objetivo é perder peso, uma boa esteira com TV integrada em um ambiente aconchegante como um terraço resolve bem", indica a arquiteta.

Transforme seu banheiro.

Thinkstock

Todavia, se a proposta for montar uma academia mais completa, Aguiar alerta para a necessidade de uma área maior que possibilite uma terceira segmentação, onde se inserem os equipamentos de musculação. "Existem aparelhos integrados, como as estações de trabalho, que concentram maior número de exercícios e ocupam menos espaço", diz.
A metragem mínima para acomodar uma academia varia de 2,8 m² a 4,7 m², áreas estas que comportam da esteira à estação de musculação aliada à esteira. Para uma situação de eficiência e conforto na prática esportiva, a arquiteta Fernanda Marques julga ideal uma sala de - em média - 20 m², ou seja, espaço suficiente para abrigar um equipamento de uso múltiplo, uma esteira ou bicicleta e um canto para uso e armazenagem de halteres.
Para não errar na hora da compra dos equipamentos, Cogo - da Life Fitness -, recomenda que se tenha em mente as limitações de espaço. Independentemente do tamanho do ambiente, o designer Fábio Galeazzo recomenda sempre pedir o auxílio de um preparador físico .
Luz e temperatura
Além de apresentar espaço mínimo e exigir o uso de materiais adequados, a academia em casa deve garantir liberdade ao ser utilizada. O primeiro recado é de Fernanda Marques: paredes claras e circulação livre entre os equipamentos. A arquiteta Sueli Adorni explica que os apetrechos e instalações impõem a existência do chamado espaço perimetral para que haja conforto durante o uso. Tais informações são disponibilizadas pelos fabricantes no manual de cada item.

12 m²: equipamentos mínimos.

1 bicicleta, ou esteira, ou transfer
1 espaldar para os alongamentos
1 colchonete para exercícios
4 pares de pesos (1/2/4/6/8/10 kg)
3 pares de caneleiras (2/4/6/8 kg)
1 estação multifuncional
1 banco com diferente inclinações
1 bola grande
               Fonte: Noura Van Dijk
"Explore a ventilação e a iluminação naturais sempre que possível, esse cuidado tende a proporcionar uma sensação térmica agradável durante toda a execução dos exercícios físicos", completa Marques. Assim, nos dias mais quentes, ventiladores devem bastar para deixar o ambiente mais arejado.
Se a iluminação natural não for suficiente, use lâmpadas fluorescentes ou LED, "pois não aquecem o ambiente", ressalta Machado. Aliás, a instalação do sistema de iluminação deve ser pensada para não ofuscar a visão do usuário durante seus movimentos. Já, em ambientes com grande incidência solar, Galeazzo indica os vidros com película UV, que amenizam o calor.

Beleza e praticidade.

Considere a cor como aliada, tanto na ambientação como para estimular a utilização do espaço, aconselha a arquiteta Debora Aguiar. "É bem interessante deixar a vista quadros, adesivos da parede e até uma lousa para anotar as séries de exercícios e alongamentos a serem repetidos diariamente", recomenda a designer Noura Van Dijk, especializada em projetos de academias para condomínios.mulher.uol.









0 comentários:

 
AVISO DE CONDUTA.

¨ALGUMAS IMAGENS EU PEGUEI DA INTERNET SEM AUTORIA. SE ALGUMAS DELAS FOR PROTEGIDA POR DIREITOS AUTORAIS, A VIOLAÇÃO NÃO FOI INTENCIONAL, NESTE CASO, SE NÃO ME FOR AUTORIZADA A EXPOSIÇÃO DA MESMA, A IMAGEM SERÁ RETIRADA DO MEU BLOG, BASTA QUE ENTREM EM CONTATO POR EMAIL¨


VISITANTES INTERNACIONAIS.
Instalado:- 24/04/2010.

Linkwithin

Related Posts with Thumbnails