Digite o nome da matéria que vc quer pesquisar dentro do Blog. Ex:- esmaltes...

Arquivo do SITE.

sábado, 5 de janeiro de 2013

ARRUMAÇÃO: Deixe o quarto e o banheiro com cara "de hotel".


Deixe o quarto e o banheiro com cara "de hotel", com dicas simples de arrumação.

Já pensou em ter em casa uma cama arrumadinha, com aquele lençol bem esticado, e um banheiro limpo e cheiroso como em um quarto de hotel? Com a ajuda de dicas e truques dados pelos especialistas em arrumação hoteleira, estes ambientes podem ficar com aquela "cara de hotel", na mais perfeita ordem e completamente higienizados em pouco tempo e sem muito esforço.

Siga as etapas de arrumação.
- Qual a primeira ação de uma camareira ao entrar em um quarto que acabou de ser desocupado por um hóspede? Acertou quem disse "abrir as janelas". Portanto, faça o mesmo em sua casa: antes de qualquer limpeza, abra as cortinas e janelas para arejar e ventilar o ambiente.


Quer deixar sua cama arrumada, com os lençóis bem esticadinhos, como a de um quarto de hotel? Aprenda "envelopar" a cama e siga o passo a passo da arrumação, ensinado por quem mais entende do assunto: as arrumadeiras. Fernando Donasci/ UOL.

Antes de iniciar a arrumação, deixe arejar o colchão - sem as peças - por cerca 30 minutos. Enquanto isso, separe o jogo de cama: o primeiro lençol, chamado também de lençol de baixo; o segundo lençol (a peça de cima); o edredom ou colcha e os travesseiros. Fernando Donasci/ UOL.

Após o tempo de arejamento do colchão, estenda o primeiro lençol - a peça de baixo. Atente para que o lençol fique bem centralizado na cama... Fernando Donasci/ UOL.

Estendido sobre a cama, com a ajuda do antebraço dobre o lençol somente nas laterais próximas ao pé da cama, encaixando-o sob o colchão. Prenda somente as laterais, pois a parte do lençol que fica ao pé da cama deve ficar solta. Montagem/ UOL.

Depois de colocar embaixo do colchão as laterais do lençol próximas ao pé da cama, dobre também a porção de tecido que sobrou junto a cabeceira, encaixando-o. Para auxiliar na colocação desta parte sob o colchão, puxe a ponta do lençol para cima, em um ângulo de aproximadamente 45 º e coloque-o por debaixo da estrutura de espuma. Repare que o primeiro lençol só ficará solto ao pé da cama. Montagem/ UOL.

Feitas as dobras e encaixes do primeiro lençol, estenda o segundo lençol (o de cima), também cuidando para que a peça fique bem centralizada sobre a cama .Fernando Donasci/ UOL.

Após entender o segundo lençol, somente ao pé da cama, dobre-o para debaixo do colchão juntamente com o a sobra do lençol de baixo. As partes laterais do lençol de cima, nesta etapa, devem ficar soltas. Montagem/ UOL.

Feita a dobra ao pé da cama, na lateral - há uma distância de cerca de 60 cm - pegue a ponta do segundo lençol e a puxe para cima, em um ângulo aproximado de 45 º. Assente a ponta do lençol que foi elevada sobre a cama. Isso o ajudará na próxima dobra... Montagem/ UOL.

...ao assentar a ponta do segundo lençol sobre a cama, coloque apenas a parte rente à lateral da cama por debaixo do colchão e em seguida, volte com a ponta dobrada do lençol - que está em cima da cama - para baixo, esticando bem a peça. Faça o mesmo procedimento do outro lado da cama. Observe que a parte do segundo lençol, próxima à cabeceira, deve ficar solta. Montagem/ UOL.

Depois de "envelopar" o segundo lençol, estenda o edredom ou a colcha sobre a cama. Como com as outras duas peças, centralize bem e estique o tecido do edredom ou da colcha com a ajuda das mãos. Não esqueça, porém, de deixar uma pequena distância entre o limite da cabeceira da cama e a bainha do edredom ou colcha. Montagem/ UOL.

Após estender o edredom ou a colcha sobre a cama, dobre a "sobra" do lençol de cima, fazendo uma vira... Fernando Donasci/UOL.

...e faça uma segunda vira com lençol sobre o edredom ou a colcha, deixando-a bem firme e esticada. Fernando Donasci/ UOL.

Estique bem a dobra do segundo lençol sobre o edredom ou a colcha... .Fernando Donasci/ UOL.

... depois, siga para a pezeira e coloque as sobras do edredom ou da colcha sob o colchão, apenas ao pé da cama. Estique bem a peça, mas observe que as partes laterais devem ficar soltas. Fernando Donasci/ UOL.

Depois de colocar, ao pé da cama, as partes soltas do edredom ou a colcha debaixo do colchão, faça novamente a técnica de "envelopar", como fez com o segundo lençol, agora nas laterais do edredom ou da colcha. Pegue a ponta e a puxe para cima, em um ângulo aproximado de 45º. Assente-a sobre a cama e coloque embaixo do colchão apenas a parte rente à lateral da cama. Em seguida, volte com a ponta do edredom ou da colcha - que está em cima da cama - para baixo, esticando bem a peça. Montagem/ UOL.

Feitas as dobras do edredom ou da colcha nas laterais da cama, posicione os travesseiros na cabeceira de forma harmônica e equilibrada. Para ficarem esteticamente mais bonitos, você pode esticar a espuma de enchimento, apertando-a bem com os braços. Fernando Donasci/ UOL.

Posicionados todos os travesseiros, a arrumação da cama está pronta. Com as dobras bem feitas e a técnica de "envelopar", sua cama vai ficar com cara de quarto de hotel!

- No banheiro, primeiro retire o lixo e as roupas de banho usadas. No quarto, remova também o jogo de cama. “Assim o colchão é arejado, enquanto a limpeza é iniciada”, explica a governanta do Hotel Clarion Faria Lima da rede Atlantica Hotels, Elaine Rosa.
- Porém, se você decidir começar a arrumação pelo quarto, uma dica é deixar os azulejos do box "de molho". No caso do hotel Renaissance São Paulo Hotel, a arrumadeira borrifa um produto a base de hipoclorito de sódio sobre os azulejos, concentrando os jatos especialmente nos rejuntes. A substância age por mais ou menos 25 minutos e somente após este tempo, a superfície é esfregada. “É fundamental conhecer bem os produtos aplicados e respeitar o tempo de ação dos componentes”, diz a front office manager, Claudia Raposo.

Getty Images
Para limpar o espelho, use um pano molhado em água quente, bem torcido.
Água quente na limpeza do banheiro.
- Uma dica do serviço hoteleiro é usar água quente para a higienização do banheiro. De acordo com Rosa, a temperatura alta da água ajuda a eliminar toda a sujidade e resíduos gordurosos. Para facilitar o trabalho, utilize a água quente do próprio chuveiro.
- Para limpar o espelho do banheiro, lavabo ou mesmo do quarto, um truque é usar um pano que não solte pelos, molhado em água quente e bem torcido. Ao passar o pano úmido, o espelho ficará embaçado por causa do calor, mas após alguns minutos, o efeito some, deixando a superfície limpa e sem manchas.
- Rosa ensina também como não deixar o vidro do box manchado:  limpe-o normalmente com água e detergente neutro e, em seguida, aplique cera para polir carros, seguindo as mesmas instruções do uso no automóvel. “A cera faz com que a água do banho escorra e não se acumule no vidro, evitando manchas”, explica.
Getty Images
Não misture os utensílios de limpeza: use uma luva específica para higienizar o vaso sanitário

- Para a limpeza do vaso sanitário, é importante usar luvas. Atenção! Os profissionais indicam que as luvas não devem ser reutilizas para outras limpezas. “Não misture os produtos, esponjas e os panos usados em diferentes tarefas. Por exemplo, use um pano específico para os móveis, outro para as janelas, isso ajuda a manter a higienização do ambiente”, ressalta Raposo.
E no quarto...
- Para limpar os móveis, tanto do quarto quanto da sala, siga as orientações da arrumadeira do Renaissance São Paulo Hotel, Elisangela Costa: passe somente um pano umedecido em água, bem torcido, para tirar o pó. “O pano não pode estar molhado porque, ao secar, pode acarretar manchas no móvel”, recomenda.
- Caso tenha o hábito e seu mobiliário permita, o uso de produtos para dar brilho está liberado, porém nunca derrame o polidor sobre a superfície. “Sempre usamos os produtos diluídos em água e nunca aplicamos diretamente no piso ou no móvel, há risco de manchas”, diz Rosa. Assim, use um pano molhado em água e bem torcido e sobre ele espalhe o lustra móveis para, em seguida, espalhar sobre a peça. Para finalizar e eliminar o excesso do produto, utilize um pano seco e limpo.
- Se perceber que as sujeiras se acumularam naqueles cantinhos dificilmente alcançáveis, uma dica é usar uma escova de dente macia e seca para retirar a poeira por exemplo, das arestas e reentrâncias da televisão.
- Para a higienização do chão, se o piso é de madeira natural, o ideal é limpar somente com um pano umedecido em água quente e - em seguida - finalizar com um pano seco. Porém, se o piso é do tipo laminado, use um pano úmido em solução de água e detergente neutro, bem torcido. Não é aconselhável passar produtos multiuso nesses pisos porque - com o tempo - tendem a acumular causando manchas no revestimento.
- Esticou a roupa de cama e notou algum friso marcante? Não precisa retirar os lençóis, pois Rosa ensina mais um truquezinho: aplique sobre o amassado uma solução de álcool (50 ml), água (400 ml) e amaciante (50 ml). E, ao borrifar, use as mãos para esticar o tecido. “A mistura ajuda a alisar as fibras, por isso, também aconselho seu emprego ao passar as roupas de uso pessoal com ferro elétrico”, completa.
- Ao higienizar e colocar tudo em ordem, “saia de costas do quarto ou do ambiente, olhando para checar se faltou algum canto a ser limpo ou se não está deixando para trás algum pano no chão”, aconselha Raposo, acostumada à eficiência do ramo hoteleiro no quesito arrumação.
[Créditos: Karine Serezuella(produção e texto)/Elisangela Costa (arrumadeira do Renaissance São Paulo Hotel)/Daiana Dalfito (edição)]Fernando Donasci/UOL/mulher.uol.com.br/.







0 comentários:

 
AVISO DE CONDUTA.

¨ALGUMAS IMAGENS EU PEGUEI DA INTERNET SEM AUTORIA. SE ALGUMAS DELAS FOR PROTEGIDA POR DIREITOS AUTORAIS, A VIOLAÇÃO NÃO FOI INTENCIONAL, NESTE CASO, SE NÃO ME FOR AUTORIZADA A EXPOSIÇÃO DA MESMA, A IMAGEM SERÁ RETIRADA DO MEU BLOG, BASTA QUE ENTREM EM CONTATO POR EMAIL¨


VISITANTES INTERNACIONAIS.
Instalado:- 24/04/2010.

Linkwithin

Related Posts with Thumbnails