Digite o nome da matéria que vc quer pesquisar dentro do Blog. Ex:- esmaltes...

Arquivo do SITE.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

PINTAR PAREDE COM CAL É UMA OPÇÃO BONITA E BARATA.


Caiação: aprenda essa opção barata, higiênica, bonita e simples de pintar.

Que tal começar o ano renovando a casa? Com a cal é possível criar pinturas incríveis a preços módicos. Quanto mais "usada", mais bonita fica, além de ser inseticida e de absorver a umidade. Por todas essas vantagens, Suzana Soares - da Artes e Movimento, especializada em tintas naturais - recomenda a caiação para áreas externas. Confira como é fácil a aplicação da técnica. Katia Kuwabara/UOL.
Desgastado pela ação do tempo, o muro do jardim precisava de uma repintura. Com duas demãos de tinta a base de cal a área foi rapidamente renovada. Katia Kuwabara/UOL.
Materiais
- Bandeja
- Mexedor
- Jarra
- Rolos
- Escova de aço
- Pano
- Pincéis
- Corantes à base de água
- Saco de cal hidratada
- Óleo de linhaça
- Cola Branca
- Espanador
Importante: o UOL recomenda o uso de equipamentos de segurança como óculos de proteção e luvas durante a aplicação da tinta a base de cal.Katia Kuwabara/UOL.
O primeiro passo é preparar a tinta: comece colocando a cal em um recipiente. Katia Kuwabara/UOL.
Depois, acrescente água. Para cada saco de cal (8 kg), adicione 24 litros de água. Katia Kuwabara/UOL.
Misture e deixe descansar por 24 horas. A artesã explica que esse tempo de cura é importante para garantir a fixação do leite de cal, como é chamada essa solução, sobre a superfície a ser pintada. Katia Kuwabara/UOL.
Após a cura de 24 horas, acrescente 150 ml de óleo de linhaça para cada saco de cal (8 kg). Katia Kuwabara/UOL.
Em seguida, misture 1 l de cola branca para a proporção de cal indicada anteriormente, mexendo sempre. Katia Kuwabara/UOL.
Por fim, despeje aos poucos o pigmento na cor escolhida. Aqui, Suzana optou pelas cores laranja e marrom para chegar ao tom desejado... Katia Kuwabara/UOL.
... misture bem. Katia Kuwabara/UOL.
Para alcançar a cor e o tom esperados, faça vários testes e acrescente pigmento se necessário.Katia Kuwabara/UOL.
Não vai usar toda a mistura? Depois de pronta, a tinta dura anos, desde que coberta e que, de tempos em tempos, seja umedecida com a adição de um pouco de água. Katia Kuwabara/UOL.
Chegou a hora da pintura: antes de aplicar a caiação, limpe a parede com uma escova de aço. Atenção: a repintura só pode ser feita sobre parede já caiada. Paredes pintadas com outros tipos de tinta não aderem a cal. Se a parede for nova, basta pintar diretamente sobre o reboco. Katia Kuwabara/UOL.
Escove a parede até tirar todas as partes soltas... Katia Kuwabara/UOL.
... e espane para tirar o pó. Katia Kuwabara/UOL.
Coloque um pouco da tinta dentro da bandeja, molhando bem o rolo.Katia Kuwabara/UOL.
Com o rolo, aplique a tinta na parede. Aqui, a artesã, pintou apenas as áreas que estavam degradadas. Repare que Suzana fez questão de preservar as partes que estavam manchadas pela ação do tempo, mas não deterioradas, para dar um efeito diferenciado. Katia Kuwabara/UOL.
A cal é indicada para proteger a parede contra a ação das intempéries. Katia Kuwabara/UOL.
Após aplicar a primeira demão, espere a tinta secar. Só então, aplique a segunda camada de tinta a base de cal. Katia Kuwabara/UOL.
Nas bordas e no topo da parede, convém usar o pincel para a aplicação da tinta e fazer os chamados recortes. Katia Kuwabara/UOL.
Com a repintura, o canto do jardim ficou novo e charmoso!
CréditosProdução e texto: Silvana Maria RossoExecução e consultoria: Suzana Soares, da Artes e Movimento. Katia Kuwabara/UOL.

0 comentários:

 
AVISO DE CONDUTA.

¨ALGUMAS IMAGENS EU PEGUEI DA INTERNET SEM AUTORIA. SE ALGUMAS DELAS FOR PROTEGIDA POR DIREITOS AUTORAIS, A VIOLAÇÃO NÃO FOI INTENCIONAL, NESTE CASO, SE NÃO ME FOR AUTORIZADA A EXPOSIÇÃO DA MESMA, A IMAGEM SERÁ RETIRADA DO MEU BLOG, BASTA QUE ENTREM EM CONTATO POR EMAIL¨


VISITANTES INTERNACIONAIS.
Instalado:- 24/04/2010.

Linkwithin

Related Posts with Thumbnails